As 4 Melhores Formas de Aumentares o Tráfego do teu Site em 2024

Como aumentar trafego de site

Como aumentar o tráfego do teu site para que os utilizadores convertam e se tornem clientes.

Para aumentares o tráfego, tens de promover o site e/ou marca associada para que mais pessoas te conheçam e visitem o site. Parece simples, mas como o podemos alcançar?

1. Adapta o site à audiência.

Pensa na mensagem que queres transmitir.

O primeiro passo é garantir que a mensagem do site está pensada e adaptada à audiência que o vai visitar. Queres que quem venha, vá com a necessidade ou pelo menos curiosidade de consumir o que ali vai estar e que isso se traduza em tempo passado no site, e por último na ação de compra. Por isso tens de refletir quem é a persona ideal e o que ela procura para lhe poderes oferecer exatamente isso.

Não aborreças as pessoas à espera que o site carregue.

Ninguém vai estar 30 segundos à espera para visitar o teu site. Por isso é importante que este cumpra os requisitos mínimos de velocidade para que os teus esforços de captação de tráfego não se extingam no momento em que alguém tenta entrar.

Podes testar a velocidade do teu site nesta ferramenta da Google: https://pagespeed.web.dev/. Idealmente o site deverá carregar o seu esboço em menos de 2 segundos.

Proporciona uma boa experiência de navegação.

A experiência de navegação pelo site tem de ser a mais agradável possível. Sem conflitos, erros ou irritações. Tem de haver facilidade em navegar, onde tudo está onde é suposto estar. Sem popup irritantes ou publicidade em 75% do site. Se não houver essa facilidade, vais perder utilizadores muito rapidamente.

Se tiveres duvidas se o site falha neste campo, instala uma ferramenta como o Hotjar que te vai permitir ter acesso a gravações e dados da utilização dos visitantes. Ou simplesmente pede a um amigo que experimente e te diga quais as suas frustrações nessa visita.

2. Investe em publicidade.

A maneira mais fácil e rápida de obter esse tráfego é pagar por ele. Através de diversas plataformas podes promover o site, dando a conhecer o mesmo e a incentivar as pessoas a visita-lo.

Há plataformas como o Google Ads onde só pagas as ações realizadas, por exemplo, apenas te cobram se alguém clicar para visitar o teu site. Além disso, da-te a oportunidade de aparecer em primeiro nos resultados de pesquisa.

É uma opção relativamente barata e mensurável. O Roberto Cortez tem imenso conteúdo para aprenderes sobre este método.

3. Otimiza o conteúdo para os motores de busca (SEO).

Das melhor formas para obter esse tráfego é que sejas facilmente descoberto. Os motores de busca tem exatamente essa função. A de procurar todos os sites à face da terra e indexa-los para que quando alguém realiza uma pesquisa, obtenha o melhor resultado em milissegundos.

Não te enganes, não é fácil e a concorrência é feroz. O que não quer dizer que não o devas fazer, mas pensa nisso como um investimento a longo prazo. Começa logo que possível para que o valor se vá acumulando e os resultados acabem por aparecer.

Para começar, pede à Google que indexe o site nos seus resultados através da Search Console. Nesta ferramenta, vais ter acesso a diversos dados, como quais as pesquisas onde apareces e respetivas métricas, como a posição, numero de cliques e impressões.

Otimizações no site.

É importante que quando fores escrever o conteúdo tenhas também em conta a legibilidade para os robots do motor de busca, para eles conseguirem ler a informação corretamente e a apresentem às pessoas certas. Aprende mais sobre como o fazer neste guia da Moz.

Fora do site.

O principal indicador de qualidade do site para a Google é o volume de referências (links) para o mesmo. Por outras palavras e simplificado, quantas mais pessoas falarem do teu site no site delas, mais a Google irá subir o teu rank. Por isso, tens de desenvolver estratégias para que os outros incluam-te no seu site.

Podes tentar simplesmente pedir-lhes, pagar-lhes, oferecer-lhes algo em troca ou criares conteúdo que valha a pena ser partilhado. Para eles fazerem o que eu também já fiz aqui, partilhar links com conteúdo relevante.

4. Como aumentar o tráfego do teu site com redes sociais.

Cria e partilha conteúdo de valor nas redes sociais para as pessoas interajam, partilhem e de seguida visitem o site.

Qual o melhor?

Não há uma resposta certa para todos os casos, no entanto, deixo aqui algumas linhas orientadoras que te podem ajudar:

  1. Precisas de resultados rápidos (<6meses) e tens recursos financeiros para investir? Aposta em Publicidade Online.
  2. Podes esperar pelos resultados (>6meses) e não queres investir capital? Aposta em SEO ou Redes Sociais.

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