Como colocar a tua empresa no Google

Como colocar empresa no Google

Como colocar a tua empresa no Google. O motor de busca norte-americano é o site mais visitado do mundo. Só o Google.com tem cerca de 86 mil milhões de visitas por mês. Por isso, se pretendes que o teu futuro cliente encontre o teu negócio, tens de estar presente. A probabilidade de um potencial cliente procurar pela tua oferta neste motor de busca é demasiado grande para ignorar. Basta pensares em como tu provavelmente já pesquisaste um produto ou empresa antes de comprar.

Para aparecer no Google tens varias opções. Porém, de forma a simplificarmos, vamos focar nas duas opções principais: através dos resultados da pesquisa em texto ou nos resultados locais.

Como colocar a sua empresa no Google Maps

O primeiro método consiste em aparecer nos resultados locais. Isto é, a listagem visual anexada a um mapa que apresenta os resultados com as 3 empresas que o Google considera ser:

  • Mais conveniente para a localização do utilizador.
  • Mais relevantes para a consulta.
  • O negócio de maior alta qualidade.

Este método é especialmente relevante para quem tem negócios que necessitam de receber as pessoas no seu local (lojas, escritórios, armazéns, etc.). Irá aparecer assim:

Os resultados da pesquisa Google Maps por restaurante porto
Resultado da Pesquisa para “restaurantes porto”.

Ou deste modo, se pesquisares pelo nome da empresa:

Painel de Conhecimento de Filipe Vilaça - Freelancer de Marketing Digital
Resultado da pesquisa para “filipe vilaca freelancer de marketing digital”

Procura a tua empresa no Google, por exemplo: “Pereira Construções Lda.” Pesquisa também nomes comerciais, números de telefone ou endereços anteriores. Estamos à procura do “painel de conhecimento” da empresa:

Knowledge panel do Filipe Vilaça - Freelancer de Marketing Digital
Pesquisa que resulta num painel de conhecimento para o negócio.

Encontraste o teu negócio no Google?

  1. Não: Cria um perfil no Google My Business
  2. Sim, mas nunca criei nada: Reivindica o perfil no Google My Business
  3. Sim, mas não tenho a propriedade da mesma: Solicita a propriedade do perfil

Criar um perfil no Google My Business

  1. Vai a https://google.com/business/
  2. Clica no botão “Gerir Agora”.
  3. Inicia sessão com uma conta Google válida ou cria uma, se necessário. Utiliza um endereço de correio eletrónico do seu domínio comercial real, se possível.
  4. Sigue as instruções para criar um perfil da empresa.
  5. Valide o seu perfil.

Reivindica o perfil no Google My Business

  1. Inicia a sessão com uma conta Google válida ou criar uma, se necessário.
  2. Se ainda não o fizeste, pesquisa o negócio no Google.
  3. Clica no link “É o proprietário desta empresa?”
  4. Sigue as instruções para verificares as informações e reclamar perfil.
Painel de Conhecimento para o Filipe Vilaça - Freelancer de Marketing Digital. Focando no link "É o proprietário desta empresa?"

Solicita a propriedade do perfil

  1. Vá a https://business.google.com/add e pesquise o seu negócio.
  2. Irá aparecer “Este Perfil da empresa já foi reivindicado”
  3. Segue as instruções.

Validar perfil do Google My Business

  1. Faz login em google.com/business.
  2. No canto superior direito do painel do Google My Business, clica em Verificar agora.
  3. Se as informações comerciais estiverem corretas, clica em Enviar por correio na parte superior da página. 
  4. Digita o nome da pessoa para quem a carta de verificação deverá ser enviada ou deixa esse campo em branco. Ela será enviada para a morada da empresa.
  5. Clica em Enviar cartão-postal.
  6. Quando receberes a carta, volta ao painel do Google My Business e segue as instruções para inserires o código recebido.

Agora sempre que pesquisares pela tua empresa, deverá aparecer o respetivo painel de conhecimento ou o local no Google Maps.

Como colocar a sua empresa na pesquisa Google

Para aparecer no resultado de pesquisa em texto há 2 opções, ambas necessitam dum site ou pagina de aterragem (landing page). O primeiro método é grátis e o segundo terá de ser pago.

No orgânico (grátis)

Estar inserido na listagem orgânica do Google significa que o site está presente após os anúncios (max 4), noticias e resultados locais, se aplicável:

Resultado da pesquisa "Carros elétricos" com a parte da pesquisa orgânica realçada.

Atenção que não significa que o site estará presente na primeira pagina de resultados da pesquisa. Para isso deverás produzir esforços de otimização (SEO) que poderão levar vários meses até alcançar esse objetivo. Fale comigo se precisares de ajuda.

Para adicionar o site aos resultados orgânicos da pesquisa Google ou reivindicar a sua propriedade:

  1. Vai a https://search.google.com/search-console.
  2. Inicia sessão com uma conta Google válida ou cria uma, se necessário.
  3. Adiciona uma propriedade do site através do prefixo de URL ou domínio. Recomendo que optes por utilizar o domínio. Isto significa que crias uma única propriedade que inclui todos os subdomínios e prefixos de protocolo associados ao domínio. Por outras palavras, esta opção liga o Google Search Console a todos os aspetos do site.
  4. Confirma a propriedade do site com um dos diversos métodos:
    1. Se escolheste adicionar a propriedade pelo prefixo URL:
      1. Upload de arquivos HTML – Relativamente simples, mas exige a capacidade de enviar um arquivo e publicá-lo no site num URL específico.
      2. Tag em HTML – Relativamente simples, mas exige a capacidade de editar o código-fonte HTML da página inicial do site.
      3. Código de acompanhamento do Google Analytics – Simples se a página já tiver um código do Google Analytics e se poderes aceder a conta do mesmo. Se a página não tiver um código, terás de adiciona-lo.
      4. Gerenciador de tags do Google – Simples se a página já tiver um código do Google Tag Manager e se poderes aceder a conta do mesmo. Se a página não tiver o código, terás de adiciona-lo.
    2. Se escolheste adicionar a propriedade pelo domínio:
      1. Provedor do nome de domínio – Tens de adicionar um texto à configuração DNS do domínio. Se não souberes o que é isso, pede ao administrador do site ou suporte técnico do alojamento para o adicionarem por ti.
      2. Após adicionado volta ao Google Search Console e verifica a propriedade. Atenção que as alterações ao DNS podem demorar até 48 horas.
  5. Submeter Sitemap. Vais ao menu do Google Search Console no lado esquerdo e selecionas Sitemaps. Aí adicionas o URL.
Pagina Sitemaps do Google Search Console
Pagina Sitemaps do Google Search Console

Como criar Sitemap no WordPress

Para criar um Sitemap precisas dum plugin de SEO. Sugiro o All in One SEO, mas o Yoast SEO também é bastante utilizado. Após instalares o All in One SEO:

  1. Vais ao seu menu e clicas em Sitemaps.
  2. “Habilitar Sitemap” deve estar ligado.
  3. Clicas em “Abrir Sitemap”.
  4. Copia o URL na barra de endereços no browser no topo e adicionar no Google Search Console, conforme foi referido acima. O URL deve ser algo do género: oteusite.pt/sitemap.xml
Menu All in One SEO
Menu All in One SEO

Concluído. Agora terás de esperar alguns minutos para poderes ver o site nos resultados da pesquisa. Podes confirmar a indexação pesquisando “site:oteusite.pt”.

Criar Anúncios

Quando falo em anúncios, refiro os primeiros resultados das pesquisas acompanhados por “Anúncio” no início do título:

Resultados da pesquisa Google com os anúncios realçados. Como colocar empresa no Google.

Estes links só aparecem se pagares ao motor de busca para o fazer. O preço é decidido em leilão, sempre que há uma pesquisa efetuada, e cobrado sempre que alguém clica no anúncio.
Para criar o seu anúncio:

  1. Vá a https://ads.google.com/home/
  2. Clica em “Começar Agora”
  3. Inicia sessão com uma conta Google válida ou cria uma, se necessário.
  4. Segue as instruções.

Sugiro que entres em contacto com um marketeer profissional se pretenderes anunciar na Google. A curva de aprendizagem é íngreme e a ferramenta está em permanente atualização, os erros podem ficar caros. Tenho todo o gosto em ajudar, fale comigo.

Aprende sobre a correspondência de palavras-chave para Google Ads.

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