Correspondência de palavras-chave para Google Ads em 2021

correspondencia palavras-chave google ads 2021

Em fevereiro a Google anunciou mudanças às correspondências das palavras-chave (match type). Estas alterações significam uma mudança de como a multinacional vê os tipos de correspondência. Até este comunicado, as palavras-chave tinham por base a presença de palavras na pesquisa. Com a evolução da inteligência artificial as palavras-chave passam a ter em conta o seu significado. Por isso o modificador de correspondência ampla (+) deixa de existir. Sendo o seu sucessor a correspondência de frase (“”). Isto é, a correspondência de frase como “empresas de limpeza porto” passa a incluir “serviços de limpeza porto”. A partir de julho, quando esta atualização tiver sido implementado globalmente, deixará de poder criar palavras-chave com modificador de correspondência ampla

Em suma, o significado substituiu a presença das palavras-chave.

Pré-2021:

Correspondência ampla: mostra anuncio se as palavras-chave correspondem à pesquisa. Não importa a ordem.

Correspondência por frase: mostra anuncio se houver palavras à frente ou atrás das palavras-chave.

Correspondência exata: mostra anuncio se a pesquisa for igual às palavras-chave.

Pós-2021:

CorrespondênciaRegraExemplo para a palavra-chave “empresa de limpeza”
Amplamostra anuncio quando a pesquisa é relacionada com as palavras-chavePode ser apresentado em pesquisa: equipamentos de limpeza
Frase “”mostra anuncio quando a pesquisa inclui o mesmo significado que as palavras-chavePode ser apresentado em: empresas de limpeza perto de mim, contratar empresa para limpeza
Exata []mostra anuncio quando a pesquisa tem o mesmo significado que as palavras-chavePode ser apresentado em: serviços de limpeza, limpeza empresa

Palavras-chave negativas mantêm a importância da presença

A necessidade rigorosa da ordem nas palavras-chave também deixa de importar. O algoritmo já é suficientemente bom para poder distinguir se a sequência das palavras são relevantes à intenção da pesquisa. O que não quer dizer que passes a confiar 100% na sua capacidade. Continua a ser importante estares atento aos termos de pesquisa que ativam os anúncios. Certamente haverão erros a acontecer. E nesse momento tens de adicionar essas variantes às palavras-chave negativas.

As palavras-chave negativas continuam focadas na presença das mesmas que se quer excluir. E a ordem das palavras é importante para a correspondência de frase negativa.

Correspondência NegativaRegraExemplo para a palavra-chave ténis de corrida
Amplaanúncio não é apresentado se a pesquisa contém todos os termos da palavra-chave negativa, mesmo que os termos estejam por uma ordem diferente.seria apresentado quando a pesquisa é ténis azuis, mas não se for ténis de corrida azuis ou corrida de ténis.
Frase “”anúncio não é apresentado se a pesquisa contém os termos exatos da palavra-chave pela mesma ordem.seria apresentado quando a pesquisa é ténis azuis, mas não se for ténis de corrida azuis ou ténis de corrida.
Exata []anúncio não é apresentado se a pesquisa contém os termos exatos da palavra-chave pela mesma ordem, sem palavras adicionais.seria apresentado quando a pesquisa é ténis azuis, mas não se for ténis de corrida.

Leave a Comment