Quanto uma empresa deve investir em marketing?

quanto deve uma empresa investir em marketing

Já se perguntou, quanto uma empresa deve investir em marketing? Eu já! Como fã das finanças pessoais, foi inevitável questionar-me quais seriam as percentagens ideais para aplicar a qualquer negócio. Quer dirija um pequeno negócio ou uma empresa multimilionária, o marketing é essencial para a sua rentabilidade e crescimento. No entanto, muitas pequenas empresas não alocam dinheiro suficiente ao marketing ou, pior ainda, gastam-no de forma aleatória.

Definir Marketing

Para descobrirmos quanto uma empresa deve investir em marketing, temos de primeiro estabelecer o que se entende por orçamento de marketing, isto é, refere-se a todos os custos de publicidade, relações públicas, promoções e qualquer outra coisa que possa cobrir sob essa rede muito vasta chamada “marketing” no dia-a-dia: por exemplo, Google Ads, redes sociais, flyers, patrocínios e até demonstrações. Se envolve a promoção da sua empresa em qualquer forma, provavelmente é marketing. 

Quanto uma empresa deve investir em marketing? 

Primeiro precisas de saber qual é o volume de faturação. Com base em relatórios de indústria, opiniões de peritos e recomendações governamentais: uma empresa deve investir em marketing cerca de 5% a 20% do volume de faturação anual.

Percentagem de Quanto Deve uma Empresa Investir em Marketing. 5 a 20% para novas empresas e 6 a 12% para empresas estabelecidas

Porque a distinção entre empresas recém-chegadas e empresas veteranas? No primeiro caso, a firma em fase de arranque precisa de capturar mercado, dar-se a conhecer e realizar os seus primeiros investimentos na sua base de marketing.

No segundo caso, estas já têm algum reconhecimento de marca e clientes existentes que irão impulsionar um certo volume de vendas sem grandes esforços de marketing. O que não quer dizer que fiquem à sombra da bananeira, mesmo se tiverem muito trabalho hoje, nada te garante que seja assim para sempre. Por isso é importante continuar para manter a sua presença no mercado e continuar a crescer. Por isso é que vemos recorrentemente anúncios na televisão de empresas já bem estabelecidas.

“Um homem que pára a publicidade para poupar dinheiro é como um homem que pára um relógio para poupar tempo.”

– Henry Ford

Qual a percentagem ideal em concreto? Não há. Quanto uma empresa deve investir em marketing depende de vários factores: a indústria em que se encontra, a dimensão do seu negócio, e a sua fase de crescimento, se fornece serviços ou produtos, a sua margem de lucro. Mesmo estes números são só guias que devem ser ajustados à tomada de decisão e estratégia de cada método de gestão. 

Construir a base do Marketing

Vai haver anos em que o seu investimento será maior (proporcionalmente aos seus resultados), principalmente no início, quando tiver de investir na criação da base das suas actividades de marketing. 

Por exemplo, um site actualizado e com um bom desempenho é a chave – a chave – para uma base de marketing sólida. Porquê? O seu site, é a sua sede com montra para todo o planeta e está disponível tanto para mostrar como para vender os seus serviços/produtos 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Em geral, a sua base de marketing inclui:

  • Gestão de marca
  • Estratégia de marketing
  • Concepção e desenvolvimento do site
  • Primeiras campanhas

Concorrência

Uma boa forma de perceber onde deve e quanto uma empresa deve investir em marketing é olhar para a concorrência, o que é que eles estão a fazer e onde é que estão presentes? 

Importa também perceber qual a sua posição no mercado e como pode entrar, se for o caso. Por exemplo, dificilmente alguém lhe compra produto/serviço quando nem o conhece. Principalmente em B2B, tem de haver um trabalho prévio em criar uma sensação de reconhecimento e confiança no seu público-alvo.

Seja Flexível

“Se estiver a fazer marketing a partir de um orçamento anual bastante estático, está a ver o marketing como uma despesa. Os bons marketers percebem que se trata de um investimento.”.

– Seth Godin

Para concluir, seja flexível. Como vimos, há vários factores que podem influenciar a sua decisão de quanto uma empresa deve investir em marketing, por norma, entre 5% e 20% do volume de facturação, será o ideal, mas nem sempre. Outra dica é, não fique preso a um ficheiro excel que fez há uns meses. O orçamento é algo dinâmico e mutável, não perca oportunidades só porque não batem certo com a previsão. 

Experimente, meça e reformule. 

Quer aprender mais sobre Marketing, já ouviu falar sobre Brand Building? Saiba o que é e qual a sua importância.

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