Correspondência de palavras-chave para Google Ads em 2021
Em fevereiro a Google anunciou mudanças às correspondências das palavras-chave (match type). Estas alterações significam uma mudança de como a multinacional vê os tipos de correspondência. Até este comunicado, as palavras-chave tinham por base a presença de palavras na pesquisa. Com a evolução da inteligência artificial as palavras-chave passam a ter em conta o seu significado. Por isso o modificador de correspondência ampla (+) deixa de existir. Sendo o seu sucessor a correspondência de frase (“”). Isto é, a correspondência de frase como “empresas de limpeza porto” passa a incluir “serviços de limpeza porto”. A partir de julho, quando esta atualização tiver sido implementado globalmente, deixará de poder criar palavras-chave com modificador de correspondência ampla
Em suma, o significado substituiu a presença das palavras-chave.
Pré-2021:
Correspondência ampla: mostra anuncio se as palavras-chave correspondem à pesquisa. Não importa a ordem.
Correspondência por frase: mostra anuncio se houver palavras à frente ou atrás das palavras-chave.
Correspondência exata: mostra anuncio se a pesquisa for igual às palavras-chave.
Pós-2021:
Correspondência | Regra | Exemplo para a palavra-chave “empresa de limpeza” |
Ampla | mostra anuncio quando a pesquisa é relacionada com as palavras-chave | Pode ser apresentado em pesquisa: equipamentos de limpeza |
Frase “” | mostra anuncio quando a pesquisa inclui o mesmo significado que as palavras-chave | Pode ser apresentado em: empresas de limpeza perto de mim, contratar empresa para limpeza |
Exata [] | mostra anuncio quando a pesquisa tem o mesmo significado que as palavras-chave | Pode ser apresentado em: serviços de limpeza, limpeza empresa |
Palavras-chave negativas mantêm a importância da presença
A necessidade rigorosa da ordem nas palavras-chave também deixa de importar. O algoritmo já é suficientemente bom para poder distinguir se a sequência das palavras são relevantes à intenção da pesquisa. O que não quer dizer que passes a confiar 100% na sua capacidade. Continua a ser importante estares atento aos termos de pesquisa que ativam os anúncios. Certamente haverão erros a acontecer. E nesse momento tens de adicionar essas variantes às palavras-chave negativas.
As palavras-chave negativas continuam focadas na presença das mesmas que se quer excluir. E a ordem das palavras é importante para a correspondência de frase negativa.
Correspondência Negativa | Regra | Exemplo para a palavra-chave ténis de corrida |
Ampla | anúncio não é apresentado se a pesquisa contém todos os termos da palavra-chave negativa, mesmo que os termos estejam por uma ordem diferente. | seria apresentado quando a pesquisa é ténis azuis, mas não se for ténis de corrida azuis ou corrida de ténis. |
Frase “” | anúncio não é apresentado se a pesquisa contém os termos exatos da palavra-chave pela mesma ordem. | seria apresentado quando a pesquisa é ténis azuis, mas não se for ténis de corrida azuis ou ténis de corrida. |
Exata [] | anúncio não é apresentado se a pesquisa contém os termos exatos da palavra-chave pela mesma ordem, sem palavras adicionais. | seria apresentado quando a pesquisa é ténis azuis, mas não se for ténis de corrida. |