Como calcular a quota de mercado? Novo método grátis e eficaz

como qualquer a quota de mercado

Como calcular a quota de mercado sem ter acesso às vendas das empresas e da indústria ou pagar por uma pesquisa de mercado. Para alcançar essa resposta temos de recorrer à métrica quota de pesquisas. Graças à dimensão do motor de busca Google e por refletir as intenções de milhões de pessoas, podemos aferir a partir desses dados, resultados reais de vendas.

Como calcular a quota de mercado através da Quota de Pesquisas

A quota de pesquisas é a percentagem de pesquisas associadas a uma marca a dividir pela percentagem de pesquisas de todas as marcas de certa categoria.

Para encontrar o volume de pesquisas pela marca basta acederes ao Google Trends e inserir a marca que desejas utilizar como fonte de comparação. Aí tens uma base de dados até 2004 que podes utilizar parar comparar a evolução, ao longo do tempo, da quota de mercado. Assim que escolheres o período a ser analisado, tens de apontar o número de pesquisas e avançar para a próxima marca.

Como saber quais as marcas da indústria?

Para isso basta pesquisares no Google o produto/serviço fornecido por essa industria e registar as marcas apresentadas.

Correlação entre quota de mercado e quota de pesquisas

A quota de pesquisa não tem a mesma qualidade que uma recolha de dados concretos, mas tem uma correlação forte o suficiente para podermos alcançar uma resposta aproximada da realidade. Principalmente tendo em conta que são dados de fácil acesso e sem qualquer custo associado.

Correlação entre Quota de Mercado e Quota de Pesquisas. Como calcular a quota de mercado.
Correlação entre Quota de Mercado e Quota de Pesquisas.
Fonte: Share of search as a brand metric

Não só permite perceber em tempo real qual a percentagem de mercado das marcas como dá para prever futuras alterações na quota de mercado. Variações no volume de pesquisas das marcas tendem a refletir-se no resultado das quotas de mercado.

Limitações

Se a marca estiver envolvida em alguma polémica, a relação entre estas duas métricas distanciam-se. Já que as pesquisas pela marca ganham uma intenção de perceber o sucedido em vez de refletir as intenções de compra.

Leave a Comment