Dicas para Pequenas Empresas Superarem a Pandemia

dicas para pequenas empresas superarem pandemia
dicas para pequenas empresas superarem pandemia

“Sementes crescem mais fortes quando a terra é agitada.”

disse-me o meu Avô

O isolamento como em qualquer crise, leva a problemas para alguns e oportunidades para outros. É uma questão de mantermos a mente aberta e tentarmos adaptar o nosso negócio a esta nova situação.

A SIBS anunciou que houve um aumento de 64%, no Comércio Alimentar & Retalho com um aumento de 45%, e na Restauração, Food Delivery e Take Away com um aumento de 52%. Se já não era óbvio, agora passou a ser, quem não sabe tirar proveito do digital, está a perder.

Com a procura por serviços e produtos locais que façam chegar a suas casas o que desejam, esta situação pode ser uma excelente oportunidade para pequenos negócios se darem a conhecer a novos clientes e experimentarem novos serviços tirando partido do online. E até potenciar uma fase ascendente pós-COVID19.

Esteja Atento

Comece o dia ao ler notícias locais e nacionais para estar a par da legislação vigente na sua área. Apesar das redes sociais serem um excelente veículo para nos conectarmos, tenha atenção às notícias falsas e fraudes. Consuma notícias apenas de fontes confiáveis que reconheça. 

Procure Oportunidades

Reflicta como pode dar resposta às necessidades das pessoas neste momento. Quais as dificuldades dos seus clientes? O mais fácil à partida será adaptar para 2 sistemas já existentes: Take Away e Entrega ao Domicílio. Estude com que critérios e condições vai oferecer esse serviço e qual o sistema interno a criar, desde a encomenda ao pós-venda. 

Comunique em Abundância

Actualize as suas páginas das redes sociais, a sua página do Google My Business, o site e através de email. Exponha como estão a dar resposta à situação actual, alterações e novidades. Não se esqueça de rever os seus contactos e horários se estão actualizados. 

Caso decida realizar entregas ao domicílio, seja claro em como deve o cliente proceder para entrar em contacto e realizar a encomenda e o que pode ele contar durante todo o processo da compra.

Responda sempre às inquisições dos clientes, mesmo que seja para dizer que já não conseguem dar resposta aos pedidos. 

Tente Operar tão Normalmente Quanto Possível

Dentro das limitações impostas e com a maior segurança possível, tente manter a normalidade. Os seus clientes precisam de si para continuar a usufruir dos seus serviços e/ou produtos e todas as partes interessadas dependem do seu trabalho.

Essenciais Primeiro

Comece por providenciar o que é essencial e vá escalando a oferta conforme a sua capacidade para lidar de forma segura com o trabalho. 

Considere o Comercio Electrónico

Se já tem um site com a componente de comércio electrónico, já está vários passos em vantagem para poder realizar entregas ao domicílio. 

Caso ainda não tenha implementado mas considera que pode potenciar o seu negócio, entre em contacto, posso ajudar. 

Considere Alternativas

Dependendo da sua área, experimente dar aulas ou consultas através de video-chamada. Tire partido da tecnologia e das mais variadas soluções para poder continuar a entregar o seu ofício com qualidade aos que precisam de si. 

Eduque-se e prepare o futuro

Caso não haja mesmo alternativa à paragem completa. Procure utilizar este tempo livre para aprender mais, procura informação online, livros e aulas. Nesta altura muitos profissionais estão a oferecer conhecimento através de directos e webinars, aproveite. 

Planeie o futuro e prepare-se para a remontada. O que quer fazer diferente e melhor? 


Espero ter ajudado, proteja-se.

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