Quer Crescer no Digital? Não Comece pelas Redes Sociais
É recorrente ver empresários que pretendem começar a sua estratégia de expansão no digital começarem por criar as redes sociais e publicar conteúdo relacionado com seu negócio. E não os discrimino, afinal todos falam nas redes sociais, e é habitual ver afirmações como “As marcas que não estão nas redes sociais vão desaparecer”. Temos das gigantes tecnológicas às agências de marketing a pressionarem as pequenas empresas para estarem presentes nas redes sociais.
Porém, as redes sociais não devem ser o inicio da sua estratégia de Marketing Digital saiba aqui o porque.
Audiência não é sua
Quando gastamos recursos a angariar seguidores nas redes sociais temos de perceber que esse esforço pode ser perdido com uma simples alteração dos termos e políticas ou do algoritmo da plataforma em que estamos presentes. Várias vezes este tipo de situação tem vindo a ocorrer ao longo do tempo e continuará a ser algo a ter em conta para o futuro. Seja por pressões políticas, questões de segurança ou alteração na estratégia de negócios, de repente pode ver o seu alcance diminuído.
E mesmo se tivesse 5000 seguidores, faria real diferença nas vendas da sua empresa? Não. Teria de pagar para chegar a mais de 5% da sua audiência.(1)
Não está a medir
Se não estiver a rastrear e analisar os dados recolhidos, o facto de não estar a conectar seguidores directamente com vendas, torna difícil justificar investimentos nesta ferramenta. Umas das grandes vantagens do Marketing Digital é exactamente a recolha e análise de dados concretos que nos permitam perceber os resultados reais e auxiliar tomadas de decisões futuras.
Provavelmente está fazer um mau trabalho
Sejamos sinceros, por norma, as pequenas empresas têm o gerente ou um administrativo a gerir os perfis das redes sociais nos tempos livres ou menos atarefados. O resultado acaba por ser bastante medíocre. Quem não sabe o que está a fazer resulta em não fazer nada ou fazer mal. É recorrente ver perfis abandonados, clientes sem respostas e conteúdo sem estratégia.
O desfecho é tempo e dinheiro desperdiçado, clientes insatisfeitos e no pior dos casos, afastamento de possíveis clientes que passaram pelo seu perfil e não levaram uma boa imagem do seu negócio com eles.
Seguir as grandes empresas
A estratégia escolhida tem de ir sempre em conta com os recursos disponíveis. As grandes marcas utilizam as redes sociais para alcançarem consciencialização. Fazem-no parte de uma estratégia de Marketing mais holística e dispendiosa, o que não se enquadra na realidade financeira dos pequenos negócios que necessitam resultados mais palpáveis e imediatos.
Alternativas
Comece pela base de marketing e se quiser inserir as redes sociais na equação, faça um plano de orgânico+pago para maximizar o seu alcance.
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