Quanto uma empresa deve investir em marketing?

quanto deve uma empresa investir em marketing

Já se perguntou, quanto uma empresa deve investir em marketing? Eu já! Como fã das finanças pessoais, foi inevitável questionar-me quais seriam as percentagens ideais para aplicar a qualquer negócio. Quer dirija um pequeno negócio ou uma empresa multimilionária, o marketing é essencial para a sua rentabilidade e crescimento. No entanto, muitas pequenas empresas não alocam dinheiro suficiente ao marketing ou, pior ainda, gastam-no de forma aleatória.

É também uma questão recorrente dos meus clientes e provavelmente umas das questões incomodas que um marketer faz ao seu cliente é “Qual é o orçamento que tem disponível?”, que tende a ser respondida com “Porque não sugere o que devemos investir?”. Não porque os orçamentos de marketing são impossíveis de calcular, mas porque é inconcebível sequer estimar um orçamento sem ter informações sobre a empresa do cliente.

Vamos começar por definir o marketing

Para descobrirmos quanto uma empresa deve investir em marketing, temos de primeiro estabelecer o que se entende por orçamento de marketing, isto é, refere-se a todos os custos de publicidade, relações públicas, promoções e qualquer outra coisa que possa cobrir sob essa rede muito vasta chamada “marketing” no dia-a-dia: por exemplo, Google Ads, redes sociais, flyers, patrocínios e até demonstrações. Se envolve a promoção da sua empresa em qualquer forma, provavelmente é marketing. 

Mas afinal, quanto uma empresa deve investir em marketing? 

Indo directo ao assunto, primeiro precisa saber qual é o seu volume de facturação. Com base em relatórios de industria, opiniões de peritos e recomendações governamentais, uma empresa deve investir em marketing:

Percentagem de Quanto Deve uma Empresa Investir em Marketing. 5 a 20% para novas empresas e 6 a 12% para empresas estabelecidas

Porque a distinção entre empresas recém-chegadas e empresas veteranas? No primeiro caso, a firma em fase de arranque precisa de capturar mercado, dar-se a conhecer e realizar os seus primeiros investimentos na sua base de marketing.

No segundo caso, estas já têm algum reconhecimento de marca e clientes existentes que irão impulsionar um certo volume de vendas sem grandes esforços de marketing. O que não quer dizer que fique à sombra da bananeira, mesmo se tem muito trabalho hoje, nada lhe garante que seja assim para sempre. Por isso é importante continuar para que sustente o seu papel no mercado e continue a crescer.

“Um homem que para a publicidade para poupar dinheiro é como um homem que pára um relógio para poupar tempo.”

– Henry Ford

Contudo, qual a percentagem ideal em concreto? Não há. Quanto uma empresa deve investir em marketing depende de vários factores: a indústria em que se encontra, a dimensão do seu negócio, e a sua fase de crescimento, se fornece serviços ou produtos, a sua margem de lucro. Mesmo estes números são só guias que devem ser ajustados à tomada de decisão e estratégia de cada método de gestão. 

Construir a base do Marketing

Vai haver anos em que o seu investimento será maior, principalmente no início, quando tiver de investir na criação da base das suas actividades de marketing. 

Por exemplo, um site actualizado e com um bom desempenho é a chave – a chave – para uma base de marketing sólida. Porquê? O seu site, é a sua sede com montra para todo o planeta e está disponível tanto para mostrar como para vender os seus serviços/produtos 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Em geral, a sua base de marketing inclui:

  • Gestão de marca
  • Estratégia de marketing
  • Concepção e desenvolvimento do site
  • Primeiras campanhas

Conheça as 3 Ferramentas de Marketing Vitais para PME.

Agora tem de decidir em qual das três categorias pertence

Até agora falamos em marketing, no geral do termo. Isto é, vai dos flyers que entrega nos locais de encontro do bairro até à publicidade que faz no Facebook para os clientes do outro lado do planeta. Agora cabe-lhe decidir se quer distribuir o seu orçamento entre apenas digital, digital primeiro ou multicanal. 

Ou seja, quer despender o orçamento apenas em marketing digital, através do ferramentas como Facebook Ads, Google Ads e Email Marketing. Prefere focar a sua estratégia no digital e depois complementar com publicidade offline ou distribuir igualmente por entre os vários canais. 

Precisa de perceber qual o investimento que melhor responde aos seus objectivos, orçamento e qual vai entregar melhor a sua mensagem ao seu público-alvo. 

Concorrência

Uma boa forma de perceber onde deve e quanto uma empresa deve investir em marketing é olhar para a concorrência, o que é que eles estão a fazer e onde é que estão presentes? 

Importa também perceber qual a sua posição no mercado e como pode entrar, se for o caso. Por exemplo, dificilmente alguém lhe compra produto/serviço quando nem o conhece. Principalmente em B2B, tem de haver um trabalho prévio em criar uma sensação de reconhecimento e confiança no seu público-alvo.

Como investir o seu orçamento?

  1. Definir Objectivos
quando deve uma empresa investir em marketing? Objectivos SMART
vidadeproduto.com.br
  1. Escolha as plataformas para alcançar esses objectivos.
  2. Encontre o parceiro certo para o ajudar
  3. Verifique a sua Base de Marketing
  4. Invista

Seja Flexível

“Se estiver a fazer marketing a partir de um orçamento anual bastante estático, está a ver o marketing como uma despesa. Os bons marketers percebem que se trata de um investimento.”.

– Seth Godin

Para concluir, seja flexível. Como vimos, há vários factores que podem influenciar a sua decisão de quanto uma empresa deve investir em marketing, por norma, entre 5% e 20% do volume de facturação, será o ideal, mas nem sempre. Outra dica é, não fique preso a um ficheiro excel que fez há uns meses. O orçamento é algo dinâmico e mutável, não perca oportunidades só porque não batem certo com o excel. 

Experimente, meça e reformule. 

Agora é a sua vez. Qual a sua percentagem de investimento em marketing? Já preparou o orçamento para 2021?

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