Quanto uma empresa deve investir em marketing?
Já se perguntou, quanto uma empresa deve investir em marketing? Eu já! Como fã das finanças pessoais, foi inevitável questionar-me quais seriam as percentagens ideais para aplicar a qualquer negócio. Quer dirija um pequeno negócio ou uma empresa multimilionária, o marketing é essencial para a sua rentabilidade e crescimento. No entanto, muitas pequenas empresas não alocam dinheiro suficiente ao marketing ou, pior ainda, gastam-no de forma aleatória.
Definir Marketing
Para descobrirmos quanto uma empresa deve investir em marketing, temos de primeiro estabelecer o que se entende por orçamento de marketing, isto é, refere-se a todos os custos de publicidade, relações públicas, promoções e qualquer outra coisa que possa cobrir sob essa rede muito vasta chamada “marketing” no dia-a-dia: por exemplo, Google Ads, redes sociais, flyers, patrocínios e até demonstrações. Se envolve a promoção da sua empresa em qualquer forma, provavelmente é marketing.
Quanto uma empresa deve investir em marketing?
Primeiro precisas de saber qual é o volume de faturação. Com base em relatórios de indústria, opiniões de peritos e recomendações governamentais: uma empresa deve investir em marketing cerca de 5% a 20% do volume de faturação anual.
Porque a distinção entre empresas recém-chegadas e empresas veteranas? No primeiro caso, a firma em fase de arranque precisa de capturar mercado, dar-se a conhecer e realizar os seus primeiros investimentos na sua base de marketing.
No segundo caso, estas já têm algum reconhecimento de marca e clientes existentes que irão impulsionar um certo volume de vendas sem grandes esforços de marketing. O que não quer dizer que fiquem à sombra da bananeira, mesmo se tiverem muito trabalho hoje, nada te garante que seja assim para sempre. Por isso é importante continuar para manter a sua presença no mercado e continuar a crescer. Por isso é que vemos recorrentemente anúncios na televisão de empresas já bem estabelecidas.
“Um homem que pára a publicidade para poupar dinheiro é como um homem que pára um relógio para poupar tempo.”
– Henry Ford
Qual a percentagem ideal em concreto? Não há. Quanto uma empresa deve investir em marketing depende de vários factores: a indústria em que se encontra, a dimensão do seu negócio, e a sua fase de crescimento, se fornece serviços ou produtos, a sua margem de lucro. Mesmo estes números são só guias que devem ser ajustados à tomada de decisão e estratégia de cada método de gestão.
Construir a base do Marketing
Vai haver anos em que o seu investimento será maior (proporcionalmente aos seus resultados), principalmente no início, quando tiver de investir na criação da base das suas actividades de marketing.
Por exemplo, um site actualizado e com um bom desempenho é a chave – a chave – para uma base de marketing sólida. Porquê? O seu site, é a sua sede com montra para todo o planeta e está disponível tanto para mostrar como para vender os seus serviços/produtos 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Em geral, a sua base de marketing inclui:
- Gestão de marca
- Estratégia de marketing
- Concepção e desenvolvimento do site
- Primeiras campanhas
Concorrência
Uma boa forma de perceber onde deve e quanto uma empresa deve investir em marketing é olhar para a concorrência, o que é que eles estão a fazer e onde é que estão presentes?
Importa também perceber qual a sua posição no mercado e como pode entrar, se for o caso. Por exemplo, dificilmente alguém lhe compra produto/serviço quando nem o conhece. Principalmente em B2B, tem de haver um trabalho prévio em criar uma sensação de reconhecimento e confiança no seu público-alvo.
Seja Flexível
“Se estiver a fazer marketing a partir de um orçamento anual bastante estático, está a ver o marketing como uma despesa. Os bons marketers percebem que se trata de um investimento.”.
– Seth Godin
Para concluir, seja flexível. Como vimos, há vários factores que podem influenciar a sua decisão de quanto uma empresa deve investir em marketing, por norma, entre 5% e 20% do volume de facturação, será o ideal, mas nem sempre. Outra dica é, não fique preso a um ficheiro excel que fez há uns meses. O orçamento é algo dinâmico e mutável, não perca oportunidades só porque não batem certo com a previsão.
Experimente, meça e reformule.
Quer aprender mais sobre Marketing, já ouviu falar sobre Brand Building? Saiba o que é e qual a sua importância.