O que é o Conversions API do Facebook? Como instalar em WordPress (sem código)
O que é o Conversions API? Porque importa?
A atualização do iOS 14.5 trouxe novas condicionantes para o marketing digital. As limitações ao rastreamento do comportamento de utilizadores nos dispositivos Apple foram das características que mais impactaram aqueles que trabalham com o Facebook Ads. Entraves que podem provocar um aumento dos seus custos ao, por exemplo, anunciar a pessoas que já converteram. Para contornar esta situação, os engenheiros do Facebook criaram uma solução que coloca o rastreamento do lado do servidor em vez do navegador de internet.
Essa solução tem o nome de API de conversões (Conversions API). Esta API permite partilhar eventos web e offline ou ações do cliente diretamente do teu servidor para o Facebook. Além de ser uma alternativa ao rastreamento do browser que se encontra em desfasamento, um dos pontos positivos é ajudar a melhorar a precisão das informações enviadas para a definição do público-alvo, a medição e a otimização quando utilizadas em conjunto com o píxel.
Para instalar a Conversions API do Facebook no WordPress faça o seguinte:
1. Cria o teu token de Acesso
Acede ao Gestor de eventos e selecione o Pixel desejado caso possuas mais do que um. De seguida seleciona o separador “Definições” e faz o scroll até encontrares o titulo “API de conversões”. Clica no “Gerar token de acesso” e copia o código que vai aparecer.
2. Instala o plugin PixelYourSite
Vais precisar deste plugin para fazer a comunicação entre o teu site e o Facebook. Para isso basta ires ao Painel de Administrador do WordPress e pesquisares PixelYourSite no separador Plugins > Adicionar novo e clicar em Instalar na 1º opção.
3. Adiciona o token ao plugin
Já com o plugin instalado e activado. Vamos há pagina do mesmo ainda no painel de administrador e clicamos em “Click for Settings” do Facebook Pixel. Aí temos de preencher o ID do Facebook Pixel (podes encontra-lo debaixo do nome do Pixel no gestor de eventos), selecionar a opção “Send events directly…” conforme recomendado pelos criadores do plugin e no “Use Ajax…” caso tenha algum plugin que execute o cache do seu site, e.g. W3 Total Cache.
4. Testa o resultado.
Por fim, volta ao gestor de eventos, seleciona o separador “Testar eventos” e abre o teu site noutro separador do teu browser. Aí deverá ser o suficiente para um evento ser recebido pelo Facebook. Podes também experimentar ativar algum evento que tenhas configurado previamente, e.g. submissão dum formulário. Na coluna do “Recebido de” vais poder perceber se esse evento foi enviado pelo pixel normal do browser ou através da API de conversões.
Tenho o Pixel instalado normalmente e a API de Conversões, não vou ter eventos duplicados?
Nesta fase de transição o Facebook preparou um sistema para a remoção de duplicados. Desde que o evento seja o mesmo não haverá problema. Nestas situações o evento do lado do servidor será uma salvaguarda que só será mantido caso o browser não registe a ação.